Arquitetos e designers de Santa Catarina selecionam peças de design exclusivo para protagonizar ambientes e mostram que o senso estético pode estimular sensações variadas.
Design de interiores é como um quebra-cabeças. Todas as peças importam, mas o resultado depende de encontrar o lugar certo para cada uma. Nesse jogo específico, existe um objetivo maior do que simplesmente encaixar os elementos – comunicar o que se deseja transmitir e garantir que funções a que se propõe o ambiente tenham condições de ser atendidas.
O mistério pode ser desvendado com técnica, intuição e um bom acervo. Profissionais de arquitetura e design exploram os seus próprios métodos para encontrar fórmulas que expressam estilos variados. Com a parceria de lojas especialistas em mobiliário e decoração, têm as ferramentas certas à disposição.
CASA MAIS INTERIORES
Gustavo Barnabé, à frente do G7 Arquitetura, foge de padrões estéticos ao compor. Para atender os clientes de diversas regiões do estado, o arquiteto e urbanista usufrui de sua criatividade e liberdade para fugir do óbvio — tudo para deixar a identidade do cliente expressa nos espaços. Na hora de garimpar, peças assinadas e ares contemporâneos entraram em jogo, como o aconchegante sofá Ibiza, do designer Richard Daniel, e a luminária Prisma, assinada por Bruno Faucz. Segundo Gustavo, sua inspiração surgiu da energia que o espaço transmitia, desenvolvendo um ambiente que remete ao frescor de varandas. A poltrona Toscana, do designer Rodrigo Karam, e as obras da IdalCosta deram o “start” para as escolhas do ambiente — que não deixou de lado o contato com a vegetação.
Há mais de 10 anos projetando os mais diversificados ambientes — sejam clínicas médicas ou residências —, repertório é o que não falta para Gustavo inovar. No segundo espaço, o sofá Zurique e a poltrona Monalisa na cor amarela, ambos assinados por Richard Daniel, foram eleitos com o objetivo de imprimir uma energia alegre e despojada. As luminárias Lume e A610 do Bruno Faucz e Ale Alvarenga são um charme à parte, tornando o espaço ainda mais convidativo. Para arrematar, as telas sóbrias foram dispostas para remeter a modernidade em meio a atmosfera descontraída de verão.
Sobre o processo projetual do arquiteto e sua equipe, Gustavo conta: “gostamos do diferente”. Assim, optou por escolher diferentes peças e distintos conceitos para os espaços. No terceiro ambiente, uma movelaria com cara de casa foi a eleita, com direito a um espaço funcional e diverso. Em destaque, a mesa de centro Denise, assinada pelo designer Pedro Mendes, o sofá Burgos e a mesa lateral Régia, do designer Gallina. Para arrematar, os quadros do Alessandro Risuleo se unem aos vasos e outras decorações para o espaço social do arquiteto.
Fotos Kacio Lira.
Editado da revista Sua Casa. Para ver mais imagens e a matéria completa, clique aqui.